• Veetshish Om e amigos

O ESFORÇO SEM ESFORÇO

O ESFORÇO SEM ESFORÇO


Participante: Eu me questionava muito, eu sempre fui uma pessoa metódica...


VEET: É do perfil, é uma composição, uma bioquímica. É a composição de elementos. Numa outra linguagem, é a combinação de terra, fogo, água e ar, os elementos arquetípicos. Você tem essa configuração. Algumas pessoas são mais disciplinadas, necessitam de disciplinas. Seis da manhã acorda todo mundo...

Mas outros, não. Como naquela imagem do Buda onde ele se encontra assim, deitado.

(risos.....risos.....)

É uma bela imagem porque é sem esforço. E a Pura Presença é sem esforço.

Não tem uma hora que é necessário o esforço para todo mundo (ou quase todo mundo)? Esse esforço é para uma revirada do olhar que está muito, muito condicionado em se voltar para fora, para os fenômenos.

E chega um momento que é sem esforço, e é assim para todo mundo. Tem uma hora que o esforço é um empenho. Muitas vezes, na verdade, não é um esforço exaustivo, pois é um apaixonamento, não é? “Eu me apaixono por isso.”

E quando a gente se apaixona pelo Bem Amado, ele está sempre aí dentro, nos pensamentos e sentimentos. Você quer mais e mais: “eu só quero isso, e eu vou trabalhar pensando nisso, se eu não preciso trabalhar eu fico sentada no sofá pensando nisso, eu só quero isso”.

Este chamado parece que é você que o está fazendo, mas é Ele que está te capturando!

(risos...)

Na verdade, não tem uma autoria sua hora nenhuma, ainda que pareça...


Participante: A única coisa que me aconteceu hoje é que eu não paro de rir, né...

(..risos....)

Eu estou rindo à toa.

(.....risos....)

Eu estou rindo mesmo séria...porque...

(..risos.....)

O sorriso está lá dentro assim! Eu sinto que eu estou sorrindo. Inclusive acordei normal. Na hora que fui tomar banho, vi minha imagem refletida no espelho e eu estava séria, mas eu olhei, eu estava rindo.

(....risos.....)


VEET: Vai vendo!


Participante: Mas é como você disse, a investigação continua. Eu não sei se isso é mais um engano da minha mente, mas que está acontecendo, está...


VEET: É só um momento em que a expressão é essa. Muito bom que você esteja atenta, porque esse é só um momento de expressão. É um estado extático, como um Satori. Você está no Satori. É chamado de Satori espontâneo. Tem vários tipos de Satori.

Uns acontecem nas meditações intensas. Há Satoris em que tudo some. Muita gente que pratica Zazen, Vipassana, meditações dinâmicas, tem experiências por consequência onde acontece um desaparecimento. Este sumir de tudo - fica um “nadão” - é muito mais comum do que você pensa.

Até uma criança, às vezes à toa, vivencia algo assim: bate um vento e ela some...

Em algumas narrativas de livros de psicologia infantil, aparecem a pergunta para uma criança – criança é muito bacana: “E aí, com quem você parece?”

E ela responde: “Mãe, eu sou invisível!” De verdade, ela se sente invisível, porque ela não tem forma; é este sem-face que a gente falou ontem.


Participante: Isso está bem assim!


VEET: Pois é...

A expressão desse momento é de êxtase, mas um êxtase natural, por isso que a gente chama de Satori espontâneo. Este êxtase é natural, não produzido, e nestes momentos às vezes a gente sai andando e dá gargalhadas no meio da rua, às vezes chora junto com o riso.

(...risos....risos...)

E aí, questiona: “Quem é que está rindo?”

Tem um sorriso acontecendo! Vou te pedir para mudar um pouco o português: tira o eu. Faça isso internamente, aqui dentro, enquanto aqui fora você vai falar eu e tudo o mais que são convenções sociais. Mas aqui dentro não é mais a frase “eu estou séria”. Não. Melhor é: “tem uma seriedade aqui fora aparente e aqui dentro tem um riso acontecendo o tempo todo”.


Participante: Isso já está bem nítido.


VEET: Vamos tirar o eu da composição das frases, ajuda muito neste momento. Fique atenta: em vez de você contar uma historinha narrando assim: “porque eu, e eu isso e eu aquilo...”, vamos falar: “aí aconteceu isso, aí surgiu aquilo...”.

Participante: Que bom ouvir isso, que interessante....


VEET: É de uma ternura grande, é tão amoroso! É uma ternura imensa acontecendo.


Transcrição Sunita

Satsang com Veetshish e amigxs




113 visualizações
Satsang e Meditação com Veetshish Om e amigos
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

© 2020 Veetshish Om - Todos os direitos reservados.